Cuidados com couro cabeludo.

Padrão

Para manter o cabelo bonito e sedoso, é importante investir em hidratações e tratamentos capilares. Porém, um dos passos fundamentais para deixá-lo impecável é dedicar-se, inclusive, aos cuidados com o couro cabeludo. “É justamente ali que nascem os fios. E como a pele dessa área é muito vascularizada, deve-se mantê-la sempre bem limpa e saudável”, explica Valcinir Bedin, dermatologista capilar e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Se o couro cabeludo está bem tratado, os fios ficam soltos e sedosos, e a gordura produzida naturalmente pelo organismo se distribui ao longo de toda a fibra capilar, deixando-os macios e brilhantes. Mas quando a região não está saudável, a beleza do cabelo também sofre consequências, como oleosidade excessiva, queda e ressecamento, além de coceira e descamação. “Entre os principais problemas do couro cabeludo está a dermatite seborreica, conhecida como caspa”, explica o dermatologista.

Para compreender a situação, lembre-se de que a camada superior da pele do couro cabeludo (epiderme), como no resto do corpo, consiste em células mortas. Elas gradualmente se descamam e são substituídas por células das camadas inferiores. Na maioria das pessoas, essas escamas são muito pequenas para serem visíveis. No entanto, certas condições podem fazer com que o ritmo de troca das células seja acelerado, principalmente no couro cabeludo.

Nas pessoas com caspa, as células da pele podem morrer e ser substituídas aproximadamente uma vez a cada duas semanas, enquanto nas pessoas sem caspa esse processo leva cerca de um mês. Diversos são os fatores responsáveis por essa alteração, como a presença de um fungo no couro cabeludo, chamado Malassezia, e o excesso de oleosidade decorrente de disfunções nas glândulas sebáceas. “Situações como o estresse, a baixa umidade relativa do ar, alterações de pressurização (como no avião) ou frio intenso influenciam”, alerta o médico.

Capriche nos cuidados

Para evitar a caspa e outros aborrecimentos, deixar seu couro cabeludo saudável e ainda conquistar fios lindos e soltos, siga as dicas:

– “Lave frequentemente o cabelo para remover a oleosidade excessiva”, aconselha Valcinir. O acúmulo de óleo no cabelo favorece o desenvolvimento de fungos e o aparecimento da descamação.

– Durante a lavagem, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

– Lave os fios com água morna ou fria, pois a alta temperatura estimula o ressecamento da região.

– Evite situações estressantes.

– Mantenha uma alimentação saudável.

– Use shampoo e condicionador indicados para o tratamento da caspa
Fonte: portalvital.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s